quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reconto do texto: "As asas da Lontra Bernardina"

Era uma vez uma lontra chamada Bernardina, ela tinha um sonho que era ganhar asas para voar.
Então, um dia ela decidiu tornar-se cientista. Ela criou muitas coisas, tais como: uma super-cola, uma pomada que cura todas as feridas e muitas mais invenções. Mas nada de asas. A Bernardina não saía do seu laboratório. Desejava voar para outras regiões para as conhecer melhor.
Enquanto ela estava a fazer mais uma tentativa, puf, cai um borrelho mesmo em cima da toca dela a gritar:
-Ai! Ai! A minha perna!
-O que se passou? – perguntou a Bernardina.
-Já há uns dias que me doía a perna e eu estava a voar e de repente caí – explicou ele.
- Espera! – exclamou Bernardina – Eu tenho uma pomada que cura tudo! Eu já volto.
E assim foi. Ele ficou bom num instante. Para lhe agradecer, convidou-a para ir ver o jardim e deu-lhe uma planta chamada murraça.
A lontra correu para o seu laboratório para fazer a experiência, mas ficou toda rosa e gritou:
- Ai, meu Deus! Estou horrível!
Ding-dong, toca a campainha. Era uma andorinha e os seus ovos estavam quase a cair no rio. Então a Bernardina pôs a toca e os óculos e foi a nadar, para os salvar. Depois de um mergulho, a andorinha quis agradecer-lhe e convidou-a para ver aquele lindo pôr-do-sol e no fim deu-lhe uma planta para as suas asas. No entanto, desta vez a lontra Rosa Bernardina ficou com os bigodes com as cores do arco-íris e começou a chorar:
- Oh não, agora estou rosa e com bigodes arco-íris! Isto pode piorar?
Ding-dong, a campainha tocou. Era uma Dourada cujos ovos estavam a ser levados pelo rio e a ficar todos separados. Então, a Lontra Bernardina foi com a sua super-cola e depois de os salvar a Dourada convidou-a para ver os ovos e lá ficaram. Em seguida, a Dourada deu-lhe um saco de plâncton para as suas asas. Mas desta vez, ela ficou rosa, com bigodes arco-íris e com bolinhas azuis e exclamou:
- Ai! Não! Porquê?!
Ding-dong, a campanha toca. Desta vez era o Abana- Abana, o namorado da Bernardina. Então ela contou-lhe tudo o que tinha acontecido e ele disse:
-Meu amor, porque não usas os três ao mesmo tempo?
E assim foi. A Bernardina ficou normal e ainda ganhou asas.
No dia da festa ela mostrou a todos como voava e viveu feliz para sempre.

Autor: Ian Hou
Editor: Afonso Ruas

Sem comentários: