quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Jardim do Coreto


É o mais antigo jardim público de Tavira. As suas obras têm início em 1890, culminando uma série de modificações que se operam na margem direita do Gilão, com a construção do Mercado Municipal (inaugurado em 1887) e dos muros de suporte e regularização das margens do rio.
Não é pacífica a construção do jardim. O destino a dar às obras diante do novo Mercado é um tema frequentemente debatido nas assembleias municipais do ano de 1889, onde se manifestam duas correntes opostas: uma favorável ao ajardinamento da praça e outra contrária, a favor da simples arborização - devido ao acréscimo de despesa que o jardim representaria para as débeis finanças locais. Levam vantagem os partidários do ajardinamento após o parecer decisivo do Director de Obras Públicas do Distrito de Faro, Dr. Estêvão Afonso. Este não só se mostra favorável ao ajardinamento da praça, como também oferece à Câmara de Tavira o projecto a seguir para o efeito, a 21 de Maio de 1890.
Em poucos anos o Jardim do Coreto transforma-se num ponto obrigatório de reunião e sociabilização dos tavirenses. Celebram-se nele as festividades locais com concertos de música, quermesses, caprichosas iluminações e tendas de venda. Ao início, a sua planta rectangular é atravessada por um longo passeio central em terra batida, sendo preenchida por pequenos caminhos secundários e divergentes, orlados de várias espécies de árvores, flores e arbustos. No centro, uma área de circulação mais ampla e liberta de canteiros acolhe o coreto, em torno do qual se reúnem as multidões nos dias de concerto. O jardim difere ao início do que é hoje. Este traçado "orgânico" oitocentista é alterado pelas linhas mais regulares do século XX no traçado dos canteiros e dos passeios. Durante o século passado operam-se modificações, também, na composição vegetal e no tipo de pavimento - hoje em calçada portuguesa.

Sem comentários: