quarta-feira, 4 de maio de 2011

Violência no Namoro




No dia 27 de Abril, a turma 5ºA, com outras turmas foi ao auditório da escola para ouvir uma palestra sobre “Violência no Namoro”. Para falar connosco estava lá uma senhora da Associação Portuguesa de Apoio á Vítima (APAV).
A senhora começou por nos perguntar se sabíamos o que era o namoro, se sabíamos o que era a violência no namoro e várias coisas mais. Falou-nos sobre várias coisas que acontecem entre casais. Disse-nos que ás vezes por ciúmes umas vezes da parte masculina e outras vezes da parte feminina pode acontecer algo grave. A violência no namoro acontece sempre que um dos conjugues exerce violência sobre o outro, o que pode acontecer com uma chapada ou com um murro ou ofendendo, Este tipo de situações pode levar a baixar a auto estima de uma pessoa e ela deixar de acreditar em si próprio. Por vezes pode ser mais grave ainda quando uma pessoa do casal acaba por matar a outra.
Depois de escutarmos esta sessão aprendemos que mais vale prevenir do que remediar. E deixamo-vos este conselho: se esta situação acontece contigo ou com alguém que tu conheças desabafa com um amigo, com um professor ou com um familiar teu. Mas também, se preferires, podes procurar a ajuda da APAV. Tudo o que lhes contares podes ter a certeza que não vai sair de lá! Receberás toda a ajuda que precisares.

Trabalho realizado por:Helena Santos nº11 e Diogo Silva nº6 da turma 5ºA

Sem comentários: