quarta-feira, 4 de maio de 2011

Violência no Namoro






A violência no namoro é um acto de violência, pontual ou continuo, cometido por um dos parceiros numa relação amorosa. Acontece quando um dos parceiros exerce poder e controlo sobre o outro com vista a conseguir o que pretende. Em Portugal estima-se que uma em cada quatro jovens é vítima de violência no namoro. A violência no namoro é considerada um crime público punível por lei e integra-se no quadro legal da violência doméstica.
A violência no namoro é identificada através de maus tratos físicos e psicológicos, abusos e violências sexuais, intimidações, humilhações, etc. E é causada normalmente por ciúmes possessivos, perturbações psicológicas, uso de álcool e drogas, etc.
Consequências da violência no namoro:
Perda de apetite
Nódoas negras no corpo e/ou no rosto
Nervosismo
Tristeza
Ansiedade
Sentimentos de culpa
Baixa auto-estima
Depressão
Isolamento
Gravidez indesejada
Doenças sexualmente transmissíveis
Baixo rendimento escolar ou abandono escolar
Suicídio
Existem diversas entidades que prestam serviços de apoio às vítimas de violência doméstica:
Linha de Emergência Nacional - Serviço telefónico gratuito, através da linha 144, disponível 24 horas por dia.
Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica - Serviço telefónico de informação gratuito, anónimo e confidencial, através do número 800 202 148, disponível 24 horas por dia.
CIDM (Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres) disponibiliza um serviço de informação e apoio jurídico de carácter confidencial e gratuito. É necessário fazer marcação prévia nas instalações da CIMD.
UMAR (União Mulheres Alternativa e Resposta), uma organização não governamental de mulheres que disponibiliza centros de atendimento, apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência.
APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) proporciona apoio jurídico, psicológico e social às vítimas de crime e a seus familiares.
Embora exista alguns casos de violência por parte das raparigas, a maioria dos casos é exercida pelos rapazes. Casos de violência são identificados em todos os casais (independente da opção sexual, raça, religião, faixa etária, etnias ou estratos sociais).





Sem comentários: