quarta-feira, 18 de maio de 2011

Castelo de Beja

O castelo de Beja foi construído por volta de 1300, no tempo a que os historiadores chamam de Idade Média.
A torre de menagem do castelo de Beja é muito antiga. Pode dizer-se mesmo que é quase da idade de Portugal. Ela foi mandada construir no tempo do rei D. Dinis, embora tivesse tido obras durante os reinados seguintes.
Numa combinação de estilos românico, gótico, manuelino e maneirista, o monumento apresenta planta no formato pentagonal. Sem talude, a muralha, coroada por merlões prismáticos, possui adarve envolvente, estando flanqueada originalmente por quarenta torres (entre as quais a de menagem), rasgada por sete portas e dois postigos, e circundada por barbacãs.
A robusta Torre de Menagem, no estilo gótico, é considerada como um dos mais belos exemplos da arquitectura militar da Idade Média em Portugal. Elevando-se a quarenta metros de altura (a mais alta do país), é constituída por três pavimentos. A torre apresenta balcões angulares sobre matacões, unidos por varandins defendidos por ameias piramidais. É rasgada por portas ogivais e janelas geminadas, em arco de ferradura. As salas em seu interior, ricamente decoradas, apresentam tetos em abóbada em cruzaria de ogivas.
A porta principal do castelo abre-se em arco ogival e acessa a praça de armas. Das primitivas portas restam ainda duas de origem românica: a Porta de Évora, contígua ao castelo; e o arco da Porta de Avis. A Porta de Moura é defendida por dois torreões.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Beja

Sem comentários: