quarta-feira, 4 de maio de 2011

Violência no namoro e a APAV

No dia 27 de Abril de 2011, eu e a minha turma fomos assistir a uma sessão de sensibilidade, promovido pela associação APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima) sobre o tema “Violência no Namoro”.
Falou-se sobre vários casos desses. Foi pedido para os alunos que estavam a assistir dizerem o que sabiam sobre esses casos e quase todos disseram várias situações que sabiam de famosos ou amigos e familiares. Também questionou-se sobre o que é o “Namoro». Todos ficaram sem palavras pois sabiam e não queriam dizer à frente dos professores.
Falou-se ainda sobre a APAV e os seus objectivos. Se alguma vez nós ou um conhecido nosso necessitar ou tenhamos problemas, a APAV poderá ajudar-nos.
A violência no Namoro poderá ser de três maneiras:
- Psicológico;
- Físico;
- Sexual;
E que dentro dessas maneiras havia váriaa formas de exercer a violência sobre o outro:
- Humilhação
- Agredir fisicamente ou verbalmente
- Fazer amor sem se querer, etc.…
Falou-se das maneiras que os agressores têm de dar a volta às vitimas, pois eles agridem e depois oferecem prendas e dizem palavras bonitas, mas voltam sempre a repetir essas situações de violência e será sempre esse ciclo.

Agora para acabar, eu aconselho-vos a, se tiverem um problema destes não se escondam. Digam a alguém e procurem os serviços da APAV pois lá vão te ajudar e vais ultrapassar essa má fase da tua vida! Acredita em quem sabe e ajuda-te a ti mesmo!

Autor: Ian Hou

Ilustrador: Duarte Matos

Sem comentários: