quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Viajando nas asas da Sr.ª Dª Lontra Bernardina ou Nini para os amigos

Senhoras e Senhores,
Meninas e Meninos,
Eis que, depois de inúmeras aulas absorvidos em pesquisas e composição de textos remexidos, fomos convidados a assistir a uma sessão de «Contos do Mago» na Biblioteca Escolar da nossa Escola.
Envolvidos na ideia de ouvir uma contadora de histórias e de conhecer a Lontra Bernardina e as suas aventuras, embrenhamo-nos no mundo mágico dos livros. Mas não fomos apenas assistentes. Fomos prateleiras, fomos serventes de caldeirão, fomos músicos marinhos e declamadores de sorrisos que emanaram da singular história, «As asas da Lontra Bernardina», de Helena Tapadinhas, recontada, de forma original e divertidíssima pela exímia Adelaide Fonseca, uma das contadoras de histórias do Conto dos Magos.
Foi um momento bem passado, no qual descobrimos o sonho da Bernardina e como os seus amigos lhe ajudaram a concretizá-lo. Borrelho, Andorinha-do-mar e Dourada oferecem-lhe os ingredientes essenciais para uma combinação explosiva de alegria e imaginação. E foi na Festa da Baixa-Mar que Bernardina mostrou a todos os convivas o resultado dos seus trabalhos no Laboratório de Alquimia.
Vejamos agora o que os nossos alunos são capazes de recontar ou...acrescentar! Tira que põe, mexe que gira. Tira que põe, mexe que gira. Tira que põe, mexe que gira... e já está! Ah!

Sem comentários: