quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As Drogas


Chamamos “droga” a qualquer substância que, uma vez introduzida no organismo, através de distintas formas de consumo, pode ser fumada, injectada, snifada ou simplesmente inalada, tem a capacidade para alterar as funções corporais, as sensações, o estado de ânimo e as percepções sensoriais (visão, ovido, tacto…). A meta principal dos efeitos destas substâncias seu funcionamento. Para alem disso, outras duas características importantes para designar uma droga são: a capacidade que tem de causar tolerância farmacológica e dependência, e a capacidade para causar danos.
A cannabis é a droga mais consu­mida em todo o Mundo. Cultivada em mais de 140 países, e tendo como principal produtor Marro­cos, que exporta 22 por cento das 7.400 toneladas que se calcula serem comercializadas, esta dro­ga reúne as preferências de 146 milhões de pessoas, segundo um relatório.
O estudo esclarece que os locais de cultivo destas plantas são difíceis de contabilizar e realça um aumento no uso e na produção desta substância, em especial entre 2000 e 2002. O aumento do consumo desta droga foi mais sentido na Eu­ropa, América do Sul e Africa.
As anfetaminas, onde se inclui o ecstasy, reúnem a preferência de 38 milhões de pessoas em todo o mundo. O volume de produção pode ser calculado pe­la quantidade de laboratórios ilegais fechados anualmente: cerca de 10 mil em 2002. Os jovens são os principais consumidores destas substan­cias, sendo que actualmente a produção mundial destes produtos é de cerca de 1.4 biliões de tabletes, re­gistando-se um grande aumento a partir de 2002.
A cocaína tem registado um decréscimo na sua produção, cerca de 30 por cento entre 1999 e 2003 e 18 por cento entre 2002 e 2003. Mes­mo assim são 13 milhões as pes­soas que ainda consomem este pro­duto.
O Afeganistão é a principal fonte de distribuição de ópio por todo o Mundo. Cerca de 70 por cento da totalidade de produtos derivados do ópio, como a heroína, são produzi­dos neste país, basta dizer que 90 por cento destes estupefacientes consumidos em todo o Mundo pro­vêm deste local. Atrás deste país, que é de longe o maior produtor, sur­gem o México e a Colômbia, que abastecem grande parte do território norte-americano. Actualmente 9 milhões de pessoas em todo o mundo ainda usam a heroína.
Muito mais haveria a dizer sobre este tema. No entanto, apenas acrescentamos que a droga, seja ela qual for, é algo extremamente prejudicial à saúde humana e que devemos todos lutar contra o seu consumo.
http://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/noticias/2004/noticias_2004_07_04_08.htm
livro

Sem comentários: