quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fiat Phylla

O Fiat Phylla é um protótipo desenvolvido pela Fiat em parceria com vários institutos e empresas italianos. É movido exclusivamente por um motor eléctrico.
Foi apresentado em Turim, o Fiat Phylla, um carro com funcionamento a base de energia eléctrica colectada por painéis solares e motor de hidrogénio. Segundo certas informações o carro foi lançado em 2010 na Itália.
Feito inteiramente por materiais recicláveis e com zero de emissões de poluentes, com capacidade para 4 pessoas, o carro tem capacidade de bagagem de 142 litros quando lotado, e 584 litros com motorista e um passageiro. Quanto às configurações de desempenho, depende dos dois modelos de bateria. A iónica de lítio permite que a máquina rode 145 quilómetros por carga, enquanto a de polímeros de lítio rende 220 quilómetros de autonomia. Ambas chegam à velocidade máxima de 130 quilómetros por hora e fazem de 0 a 50 quilómetros por hora em seis segundos.

O Fiat Phylla é um projecto do Centro de Pesquisa da Fiat e do IED (Instituto Europeu de Design) em Itália. Por ser considerado por muitos como “veículo do futuro” e estar adiantado na tecnologia solar automotiva, o veículo vai ganhar concorrentes de BMW, Honda, Volkswagen e Toyota nos próximos meses. Todas elas já revelaram estar desenvolvendo carros movidos à luz solar.

1 comentário:

MSSR disse...

Parabéns a Fiat! Vamos ver se nossos governates e todo interesse capitalista, deixarão vingar este produto a curto prazo. Quero um!!!