quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como nos alimentar correctamente




Embora importante para a qualidade de vida, factores como a falta de vontade de cozinhar, a dificuldade na mastigação por causa de próteses e dentaduras e pouco dinheiro contribuem para a má nutrição dos idosos. Segundo Vanderli Marchiori, directora da Associação Paulista de Nutrição, nessa fase da vida, há redução da massa muscular, por isso, a dieta precisa ser rica em proteínas.
Além disso, muitos idosos são obesos, porque a actividade física é reduzida, a necessidade energética (em calorias) do organismo cai e o corpo ganha mais gordura ao envelhecer. Muitas vezes, a reeducação alimentar do idoso só ocorre após doenças cardíacas, diabetes etc.
A participação da família é importante. É papel dos filhos incentivar os pais a adoptar uma alimentação mais saudável. Isso fica mais difícil se o idoso mora sozinho, mas, mesmo assim, a tarefa não é impossível. Ao visitá-lo, os filhos podem levar alimentos nutritivos, como bolo de cenoura ou tortas recheadas com legumes. Se o idoso mora com algum membro da família, a tarefa é valorizar cada refeição saudável.

Sem comentários: