terça-feira, 16 de novembro de 2010

Papa-Moscas-preto


O papa-moscas-preto é uma ave da família Muscicapidae.
É uma espécie insectívora. O macho nupcial caracteriza-se pela plumagem preta e branca, a fêmea e o macho não nupcial são acastanhados, com manchas brancas nas asas.
Com um comprimento de 12-13,5 cm, nidifica uma vez por ano em buracos em árvores não recusando a utilização de casas para pássaros. Os ovos são azul-claro e podem contar entre 4 e 7.
Este papa-moscas nidifica na maior parte dos países do Norte e Leste da Europa, mas em Portugal ocorre unicamente como migrador de passagem, sendo particularmente comum durante o mês de Setembro. Inverna em África.
Esta ave tem vindo a sofrer uma queda em termos de números. A explicação para tal parece ser que devido ao aquecimento global os picos na população de insectos de que se alimenta surgem num momento cada vez mais precoce, levando a que o numero de insectos disponíveis no momento da chegada do papa-moscas-preto seja menor do que antes. Desta forma, esta ave tem uma maior dificuldade em acumular reservas suficientes e em alimentar ninhadas grandes.

Sem comentários: