quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A coruja-das-torres




A coruja–das-torres (Tyto alba) é uma coruja da família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja–da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha.
Habitam em diversos lugares do mundo, em geral, em todos os continentes exceto a Antárctica, gostam de lugares abertos e de climas que variam de temperados aos tropicais

Mede cerca de 25-45 cm de comprimento, com uma envergadura de cerca de 75-110 centímetros. A forma da cauda é uma maneira de distinguir a coruja–das-torres de verdade quando vista em voo, como os movimentos são oscilantes e abrir das pernas balançando as penas.
O rosto com a sua forma peculiar e os olhos negros dão à ave voando uma aparência estranha e surpreendente, a crista de penas acima do bico se assemelha a um nariz.

Seu peso varia de 250 a 700 g, as fêmeas são geralmente 25% maiores que os machos, podem viver até 10 anos em ambiente selvagem.

A Coruja–das–torres mais velha conhecida vivia em cativeiro na Inglaterra e já havia completado 25 anos quando deixou de por ovos.
É uma ave de médio porte, com cores castanho-claro e manchas pretas nas costas e parte de trás da cabeça, além de pequenas e finas manchas pretas ou marrom escuras espalhadas por todo o corpo exceto na parte interna das asas.

Hábitos
É uma ave naturalmente nocturna e frequentemente apresenta alguma actividade crepuscular.


Tyto Albas encontrados em actividade durante o dia estão geralmente famintos ou buscando alimento para sua ninhada, permanecem durante o dia em fendas , em árvores, cavidades em rochedos, forros ou sótão de casas, torres de igreja, etc.


Costumam banhar-se em poças de água e pequenos córregos.


Seu voo extremamente silencioso dá-se devido a sua adaptação a caças noturnas, sua aproximação não é identificada pela presa que é facilmente capturada.


São encontradas solitárias ou aos pares, geralmente são sedentárias, não saindo de uma região depois de instaladas.


A área de seus territórios compreendem um raio de 7,4 Km em média.


Sem comentários: