quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Galáxia



A palavra galáxia deriva do termo grego para a nossa galáxia, galáxias, ou kyklos galaktikos, que significa "círculo leitoso", devido à sua aparência no céu. Na mitologia grega, Zeus colocou seu filho concebido com uma mortal, o pequeno Hércules, no seio de Hera enquanto ela dormia, para que, bebendo o leite divino, o garoto se tornasse imortal. Hera acordou enquanto amamentava e notou que estava alimentando um bebé desconhecido: a deusa empurrou o bebé e um jato de seu leite se espalhou pelo céu nocturno, produzindo a faixa apagada de luz conhecida como Via Láctea.
Na literatura astronómica, a palavra Galáxia (com letra maiúscula) é usada para se referir à nossa galáxia, em distinção das bilhões de outras galáxias.
Quando William Herschel elaborou o seu catálogo de objectos do céu profundo, ele utilizou o nome nébula espiral para objectos como a M31. Quando a verdadeira distância de tais objectos foi compreendida, eles foram reconhecidos como imensos conglomerados de estrelas, sendo denominados universos-ilhas. Entretanto, como o termo universo carregava a ideia de totalidade de tudo que existe, essa expressão caiu em desuso e os objectos acabaram conhecidos como galáxias.

Sem comentários: