quarta-feira, 1 de junho de 2011

Caso dos pepinos infectados



Horas depois de fazer chegar aos médicos do Serviço Nacional de Saúde um conjunto de orientações relativas ao surto infeccioso provocado por uma bactéria detectada no Norte da Alemanha em pepinos importados de Espanha, o Director-geral de Saúde (DGS ), Francisco George, garante ao Expresso que Portugal está pronto para tratar eventuais viajantes que cheguem a território nacional.
Em contacto permanente com as autoridades alemãs, a DGS já colocou de prevenção o laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde serão realizadas as análises que permitirão confirmar o diagnóstico clínico.
As infecções por Escherichia coli entero-hemorrágica (E.coli) têm um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma gastroenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta.
A doença tem uma duração de entre cinco a sete dias.
O surto infeccioso causado por uma variante extremamente agressiva da bactéria, a Síndrome Hemolítica Urémica (HUS), que provoca graves danos renais, intestinais e no sistema nervoso central, já provocou a morte a 15 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.
Aos 16 mortos somam-se 1.400 infectados, dos quais 350 padecem da síndrome.

http://aeiou.expresso.pt/bacteria-dos-pepinos-dgs-em-alerta-audio=f652495

Sem comentários: