quarta-feira, 1 de junho de 2011

cascatas em Tavira




Tavira é opulenta no seu património histórico com a sua Praça Principal, as suas 37 igrejas a ponte romana e outros monumentos, não esquecendo o magnífico Castelo que proporciona um passeio pela cidade bastante enriquecedor. Do cimo da Torre de Tavira, o visitante poderá desfrutar de um olhar fascinante sobre esta bela cidade. O Jardim junto ao rio Gilão oferece agradáveis momentos de descanso.
Cidade essencialmente piscatória nas suas origens, baseia a sua gastronomia nos produtos do mar com os quais prepara deliciosos pratos entre eles os choquinhos com tinta, as lulas fritas, o atum e o polvo preparado das mais diversas maneiras. As especialidades da serra são a perna de cabrito no forno e a açorda de galinha e para sobremesa um delicioso folhado de Tavira ou uma bola de figo. Entre outros eventos, salientamos a feira mensal de produtos biológicos.
Se é amante da natureza, tem um bom motivo para fazer a travessia do rio e ir até à ilha de Tavira conhecer a praia de Cabanas ou do Barril que apresentam belíssimas paisagens entre as dunas e o Cemitério das Âncoras. Toda esta zona de ilhas encontra-se inserida no Parque Natural da Ria Formosa, sendo possível observar algumas espécies de flora e aves.
O Barrocal de Tavira oferece também variadíssimos pontos de interesse.A Freguesia de Santo Estêvão localiza-se mais ou menos a 17 km de Tavira. Seguindo a direcção de Moinhos da Rocha, encontra o Pego do Inferno, local ideal para relaxar e ouvir os sons da natureza. São pequenas cascatas que se formam no curso da Ribeira de Asseca e nas suas margens podemos observar diversas espécies, como o cágado, o sapo e o ouriço caixeiro.
O Parque das Merendas, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, é um local onde predomina o pinheiro manso proporcionando um lugar agradável para um piquenique. O camaleão, um simpático réptil já em vias de extinção, encontra aqui o seu habitat preferido.
No mês de Maio, na aldeia do Cachopo, é organizada a Festa de Artesanato onde artesãos partilham o seu saber com quem os visita. O Núcleo Museológico também é um lugar de interesse a conhecer. E na freguesia de Santa Luzia em Pedras d’El Rei, encontra-se uma oliveira bimilenária com uma copa de 7,7 metros de altura e um diâmetro de 11,8 metros.

Artigo publicado por: Carlos e Gabriel
Fonte: http://albufeira.com/algarve/pt/tavira/

Sem comentários: