quarta-feira, 30 de março de 2011

Volvo Air Motion Concept

A Volvo exibirá no Salão de Los Angeles, que abrirá as portas para o público entre os dias 19 e 28 de Novembro, o novo conceito Volvo Air Motion Concept em escala. O projecto não usa uma gota de gasolina ou qualquer derivado do petróleo e é totalmente feito a base de fibra de carbono, diminuindo o peso e potencializado o desenvolvimento do veículo.

Ao invés de propulsores a combustão serão usados motores de ar comprimido. O resultado é uma emissão nula de componentes químicos no ar. A compressão necessária para mover o veículo deriva da força dos ventos que é convertida em electricidade, armazenada em compartimentos de reposição de ar. Como o ar armazenado resfria os motores ao invés de esquentá-lo, o uso de sistemas de refrigeração é dispensado.

O Volvo Air Motion é totalmente projectado para ter um peso muito abaixo do normal. Por causa do seu design em forma de concha, interior e suspensão projectamos especialmente para ele, o conceito pesa somente 400 kg. Não foram divulgadas informações técnicas sobre o veículo.

O projecto surgiu graças ao Design Challenge, um desafio para os principais estúdios de design, sempre baseado em uma temática diferente. No seu sétimo ano, o tema central é a redução de recursos naturais em um veículo leve com capacidade para quatro ocupantes.




Sem comentários: