quarta-feira, 2 de março de 2011

Desporto em Tavira




Ginásio Clube de Tavira

O Ginásio Clube de Tavira é uma associação desportiva da cidade de Tavira, fundada em 19 de Outubro de 1928, por Abílio Encarnação, Renato Graça, Domingos Soares, José Pereira No Lasco, Teodoro Nora, José Leiria, Mário Palma e J. Pinhol. Inicialmente designada por Tavira Ginásio Clube, a associação teve de alterar o seu nome para Ginásio Clube de Tavira, em 1946, em consequência no disposto numa lei de 1 de Agosto de 1945, que não permitia a utilização do nome da localidade em primeiro lugar.

As primeiras actividades do clube incluíam a ginástica, futebol, remo e ténis. Mais tarde seriam incluídos a natação, a vela, a pesca desportiva, hóquei em patins, patinagem, o futebol e o ciclismo. Será com o ciclismo que o clube alcançaria algumas conquistas, nomeadamente na Volta a Portugal em Bicicleta (1958-1988), e na Volta ao Estado de São Paulo de Ciclismo, onde venceu em 1964 e 1965, respectivamente com Jorge Corvo e Sérgio Páscoa.

Actualmente (2009), apenas a secção de futebol continua em actividade, na sua vertente de formação; o GCT atingiu a sua melhor posição em 1992 ao subir à 3ª Divisão do campeonato nacional. Todas as restantes actividades foram terminando, nomeadamente por razões de ordem económica.

O Ginásio Clube de Tavira foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Ouro da Cidade de Tavira e foi distinguido como Clube de Utilidade Pública em 30 de Abril de 1982, no governo cujo Primeiro-ministro era Francisco Pinto Balsemão.


Clube de Ciclismo de Tavira

O Clube de Ciclismo de Tavira foi criado em 1979. Tem a equipa de ciclismo mais antiga de Portugal.

Em 2008, o ciclista galego David Blanco, ao serviço da equipa Palmeiras Resort Tavira, vence a 70ª Volta a Portugal em Bicicleta dando, assim, a primeira vitória ao clube de Tavira.

Em 2009, foi atribuído o título de vencedor da Volta a Portugal, ao ciclista David Blanco da equipa Palmeiras Resort Tavira, devido à desclassificação do inicial vencedor da prova, por ter acusado doping no final da prova. Assim, David Blanco passou a ser o primeiro estrangeiro a vencer a principal corrida lusa (2006,2008 e 2009).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tavira#Gin.C3.A1sio_Clube_de_Tavira

Sem comentários: