terça-feira, 7 de junho de 2011
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Quando os peixes dourados saem do ovo têm uma cor escura, quase negra. À medida que crescem, muitos adquirem uma cor alaranjada. Porem, alguns ficam brancos e não cor-de-laranja, quando crescem.
Então já sabias???
O soubeste por nós responde-nos num comentário simpático.......
A Galáxia
Na literatura astronómica, a palavra Galáxia (com letra maiúscula) é usada para se referir à nossa galáxia, em distinção das bilhões de outras galáxias.
Quando William Herschel elaborou o seu catálogo de objectos do céu profundo, ele utilizou o nome nébula espiral para objectos como a M31. Quando a verdadeira distância de tais objectos foi compreendida, eles foram reconhecidos como imensos conglomerados de estrelas, sendo denominados universos-ilhas. Entretanto, como o termo universo carregava a ideia de totalidade de tudo que existe, essa expressão caiu em desuso e os objectos acabaram conhecidos como galáxias.
Caso dos pepinos infectados
Em contacto permanente com as autoridades alemãs, a DGS já colocou de prevenção o laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde serão realizadas as análises que permitirão confirmar o diagnóstico clínico.
As infecções por Escherichia coli entero-hemorrágica (E.coli) têm um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma gastroenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta.
A doença tem uma duração de entre cinco a sete dias.
O surto infeccioso causado por uma variante extremamente agressiva da bactéria, a Síndrome Hemolítica Urémica (HUS), que provoca graves danos renais, intestinais e no sistema nervoso central, já provocou a morte a 15 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.
Aos 16 mortos somam-se 1.400 infectados, dos quais 350 padecem da síndrome.
http://aeiou.expresso.pt/bacteria-dos-pepinos-dgs-em-alerta-audio=f652495
Machu Picchu
As ruínas ficam em uma montanha a 2.560 metros de altura acima do nível do mar. Recebe a visita de aproximadamente 500 mil turistas por ano.
O acesso se dá por trem desde Cuzco até Águas Calientes (na base do morro onde está Machu Picchu). Micro ônibus levam os visitantes de Águas Calientes até Machu Picchu.
Muitos esqueletos foram encontrados, sendo 80% de mulheres. Uma recente teoria diz que era a cidade das mulheres escolhidas do Inca e que já estava vazia quando os espanhóis chegaram na região. Isto explica porque não foi mencionada pelos conquistadores.
cascatas em Tavira
Cidade essencialmente piscatória nas suas origens, baseia a sua gastronomia nos produtos do mar com os quais prepara deliciosos pratos entre eles os choquinhos com tinta, as lulas fritas, o atum e o polvo preparado das mais diversas maneiras. As especialidades da serra são a perna de cabrito no forno e a açorda de galinha e para sobremesa um delicioso folhado de Tavira ou uma bola de figo. Entre outros eventos, salientamos a feira mensal de produtos biológicos.
Se é amante da natureza, tem um bom motivo para fazer a travessia do rio e ir até à ilha de Tavira conhecer a praia de Cabanas ou do Barril que apresentam belíssimas paisagens entre as dunas e o Cemitério das Âncoras. Toda esta zona de ilhas encontra-se inserida no Parque Natural da Ria Formosa, sendo possível observar algumas espécies de flora e aves.
O Barrocal de Tavira oferece também variadíssimos pontos de interesse.A Freguesia de Santo Estêvão localiza-se mais ou menos a 17 km de Tavira. Seguindo a direcção de Moinhos da Rocha, encontra o Pego do Inferno, local ideal para relaxar e ouvir os sons da natureza. São pequenas cascatas que se formam no curso da Ribeira de Asseca e nas suas margens podemos observar diversas espécies, como o cágado, o sapo e o ouriço caixeiro.
O Parque das Merendas, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, é um local onde predomina o pinheiro manso proporcionando um lugar agradável para um piquenique. O camaleão, um simpático réptil já em vias de extinção, encontra aqui o seu habitat preferido.
No mês de Maio, na aldeia do Cachopo, é organizada a Festa de Artesanato onde artesãos partilham o seu saber com quem os visita. O Núcleo Museológico também é um lugar de interesse a conhecer. E na freguesia de Santa Luzia em Pedras d’El Rei, encontra-se uma oliveira bimilenária com uma copa de 7,7 metros de altura e um diâmetro de 11,8 metros.
Artigo publicado por: Carlos e Gabriel
Fonte: http://albufeira.com/algarve/pt/tavira/
Visita de estudo ao Pego do Inferno
A Cascata do Pomarinho é um óptimo sítio para fazer um piquenique e refrescar o corpo, também é um sítio onde se respira ar puro, ouvir os pássaros e inspirar-nos para reproduzir algo criativo. E entre muitas outras coisas, é um lugar óptimo para dar a conhecer ao Mundo.
A visita de estudo foi engraçada e aconselhamos a visitar a Cascata do Pomarinho.
O Dia Mundial da Criança
Hoje, mais uma vez, é dia mundial da criança. É um dia especial para todos nós pois as crianças são o futuro do nosso país e do nosso planeta. São seres indefesos que precisam e merecem todo o nosso carinho, amor e amizade. Vivam as crianças!!!!!
Visita ao Pego do Inferno
Recolhemos várias amostras de plantas, como também as identificámos com os seus respectivos nomes. E verificámos que algumas delas tem muitas utilidades.
Passado o tempo dedicado àquele parque, tomámos como destino o Pego do Pomarinho.
Quando lá chegámos, avistámos um sítio lindo. Água fresca, dividida em três “ compartimentos”: um mais raso e amplo, um mais acidentado, e um que escorregava até ao sítio onde a cascata “desabava”.
Em pequenas poças andavam alfaiates (pequenos insectos).
Foi tudo tão bonito… apenas temos uma conclusão: nem mil fotos descreveriam o que nós sentimos!
Dia Mundial da Criança
A visita ao Pego do Inferno
Nós a turma 5ºA, no dia 25 de Maio do ano de 2011 fomos visitar o Pego do Inferno. Lá fizemos várias coisas, como caminhar e recolher plantas.
Fizemos uma longa caminhada e parámos várias vezes para fotografar plantas e também a cascata que existia no Pego. Depois da nossa caminhada, parámos para lanchar e também cantámos os parabéns a um colega nosso que fazia anos naquele dia, ele chama-se Ian. De seguida fomos visitar um outro Pego que quase ninguém conhecia. Nesse Pego havia três cascatas e era muito bonito, chama-se Pego do Marim.
Lá também parámos para mais uma vez fotografar plantas, flores e aquelas três lindas cascatas.
Gostámos muito de ir ao Pego do Inferno e de conhecer o Pego do Pomarim!!!
Trabalho realizado por: Helena e Diogo da turma 5ºA
O Dia Mundial da Criança
O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração vária de país para país.
Em Portugal
Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950. Assim foi formado o dia das crianças
No Brasil
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho nascido em nova Friburgo.
Cidade serrana do estado do Rio de Janeiro teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de Outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Artur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de Novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de Outubro se tornou uma data importante para o sector de brinquedos no Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Criança
Visita ao Pego do Inferno
Ficámos impressionados, e, cheios de pena pois já tínhamos de ir embora. Também tínhamos passado por um pequeno lago muito bonito com uma pequenita cascata e atirávamos canas para o pequeno lago para vermos como descia na pequenita cascata. Realmente, o passeio foi muito agradável, mas, infelizmente tivemos de ir embora.
A Raposa do Árctico
Tem 50 cm a 1 metro de comprimento e, até os ombros, tem 28 cm de altura. Pesa de 2,5 a 7 kg. Vive de 3 a 10 anos. A pelagem da raposa varia conforme a estação do ano, sendo branca no Inverno e castanha-parda no Verão. A camada de pêlo externo da raposa cobre o denso, espesso e muito quente pêlo de baixo. Tem pequenas orelhas revestidas de pêlo que ajudam a reter o calor. As patas são relativamente grandes para evitar que ela afunde na neve fofa e têm pêlo lanudo nas patas que funciona como antiderrapante e confere isolamento. A cauda é pequena, espessa e densa, medindo 30 cm.
Comportamento
As raposas do árctico cobrem vastas distâncias algumas mais de 2.300 km todos os anos procurando comida. Acasalam com o mesmo par toda a vida e enquanto estão procriando, partilham o território com outros casais, geralmente construindo a toca em uma zona abrigada e sem gelo ou entre pedras. Essas tocas são complexas na sua construção, chegando a atingir 250 entradas. Algumas têm utilização contínua ao longo da mais de 300 anos. A raposa usa a toca como esconderijo para o mau tempo, despensa para armazenar comida que sobra, abrigo para as crias ou para a fuga de predadores, mas não hiberna nela. Quando o tempo está muito ruim, escava uma cova na neve, enrosca-se e enrola a cauda à volta dos pés e pernas para se aquecer.
Alimentação
As raposas do árctico caçam lemingues, ratos e outros pequenos mamíferos. Também apanham caranguejos e peixes na costa, bem como aves marinhas e seus ovos. A carne putrefata é uma parte importante da sua dieta; elas seguem os ursos-polares para se banquetearem com os restos das suas matanças de focas. As raposas do ártico também comem bagas. Em épocas de fartura, armazenam as sobras de carne em suas tocas, alinhando ordenadamente aves sem cabeça ou cadáveres de mamíferos. Essas reservas são consumidas nos meses de inverno.
Reprodução
No início do verão, um casal de raposas do Árctico produzem uma ninhada de em média seis à dez crias .O período de gestação da raposa do árctico dura 50 dias. Os progenitores e ocasionalmente outras fêmeas ajudantes tratam as crias. Elas são desmamadas com cerca de nove semanas e deixam a toca com 15 semanas. Durante sua permanência no ninho, as crias e os seus progenitores comem cerca de 4 mil lemingues, sua presa favorita. Os números de raposas do árctico estão ligados à disponibilidade da sua presa e variam de acordo com ela.
Cristo Redentor
O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.
Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.
Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.
O Cristo Redentor, uma homenagem à religiosidade, tornou-se um símbolo do Rio de Janeiro e do encanto mundial, que recebe a todos de braços abertos.
http://www.starnews2001.com.br/cristo.html
A violência no namoro
É causada normalmente por ciúmes possessivos, perturbações psicológicos, uso de álcool e drogas.
As consequências da violência no namoro poderão ser: a perda de apetite, nódoas negras no corpo ou no rosto, nervosismo, tristeza, ansiedade, sentimento de culpa, baixa auto-estima, depressão, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, baixo rendimento escolar e até suicido.
Nós gostaríamos de dizer a todos aqueles que sofrem destes problemas que podem recorrer à ajuda da polícia ou ainda à APAV. Eles vos ajudarão a resolver os vossos problemas. Não desistam de viver.
Fim
Carlos e Gabriel
Visita de estudo aos Pegos
Continuamos a caminhar até que chegámos ao Pego. Quando parámos para comer, a minha mãe surpreendeu-me com um bolo de aniversário, pois este era o dia do meu aniversário. Cantámos os parabéns e voltámos a caminhar até ao Pego do Pomarinho.
Pelo caminho encontrámos várias árvores de fruto, mas a que mais se via era o limoeiro, apanhámos alguns limões e levámos eles o caminho inteiro.
Um tempo depois, chegámos ao outro Pego mas as suas cascatas eram mais pequenas do que a do Pego do Inferno. Havia insectos na água, por isso não nadámos. O ar que se respirava era um ar puro. O som da água das cascatas era reconfortante e belo. O som da natureza era encantador, dava gosto de se ouvir e de se sentir. Voltámos para o autocarro e regressámos à escola.
Foi muito fixe!!!!
Autores: Ian Hou e António Vitorino
A visita ao Pego do Inferno
Na vinda para a carrinha cantámos músicas e apanhámos limões para levar para casa.
A Cascata do Pego do Inferno
Esta cascata, uma das mais curiosas de Portugal, cuja queda de água não é muito alta, ronda os três metros, dá origem a uma lagoa de tons verdes azeitona. Cor quente e mediterrânica que lhe advém da profundidade das suas águas e da cor dos terrenos e da vegetação onde se insere.
Sobre esta cascata e a sua lagoa contam-se lendas e histórias que aumentam em muito a profundidade da lagoa que após medições foi certificada em cerca de sete metros.