quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A zona do Sotavento algarvio

Vamos conhecer a região onde vivemos. Chama-se Algarve e este distrito de Portugal está dividido em vários concelhos. Entrem connosco nesta viagem pelos vários concelhos do Algarve. Neste artigo vamos dar-vos a conhecer os diversos concelhos da zona do Sotavento algarvio.


........................................................................................................................................................................
TAVIRA
Tavira também é um dos locais elegidos pelos turistas e mesmo residentes, para visitar ou para passar umas magnificas ferias.Tem varias actividades que atraem até os mais receosos. Poderá ainda aproveitar para ir a ilha de Tavira, sitio magnifico que poderá frequentar através de barco, ou então poderá ainda visitar as famosas cabanas de Tavira.Tavira é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 12 576 habitantes (censo de 2001).É sede de um município com 607,17 km² de área e 24 997 habitantes (censo de 2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Alcoutim, a leste por Castro Marim e pela parte ocidental do concelho de Vila Real de Santo António, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel e por Loulé e a sul tem litoral no oceano Atlântico. Fica na zona Sotavento (Algarve oriental).

ALCOUTIM
A travessia de barco encontra-se entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, a única ligação entre estas duas cidades, faz-se a partir do porto um pouco abaixo da Igreja Matriz.A Igreja Matriz de Alcoutim fica situada na margem do Rio Guadiana, que faz fronteira com a vizinha Espanha. Este portal extraordinário remonta ao século XVI. .O castelo, construído no século XIV, é um testemunho dos conflitos armados entre Portugal e a vizinha Espanha, de outros tempos. Foi reforçado no século XVII para resistir às crescentes ameaças de artilharia e somente em 1878 foi terminado o seu papel militar. Hoje em dia, o castelo alberga um museu, exibindo as ruínas das antigas muralhas e artefactos arqueológicos.Vista em direcção ao Rio Guadiana a caminho de Vila Real de St.António para Alcoutim na EN507.

CASTRO MARIM
As primeiras povoações nesta região, que muito provavelmente concentraram-se sobre o cerro onde encontra-se o actual castelo, remontam aproximadamente 5 000 anos antes de Cristo. Naquela época, Castro Marim estava situada junto ao mar e era possivelmente uma ilha. Por milhares de anos, a localidade serviu de porto para as embarcações que velejavam no rio Guadiana até às minas de ferro e cobre existentes a Norte. Durante a ocupação árabe foi edificada uma fortaleza, cujo núcleo deu origem ao actual castelo. Devido à sua localização estratégica junto à fronteira com o Reino de Castela, em Espanha, Castro Marim tornou-se, depois da reconquista pelos cristãos, a sede da Ordem de Cristo. Com a transferência do quartel general desta ordem militar e religiosa para Tomar, Castro Marim perdeu a sua importância e a sua população reduziu-se consideravelmente. O período de estagnação, originado pelo afastamento do mar e pela consequente perda da sua base económica – a pesca, a produção de sal e a construção de barcos – vem sendo ultrapassado com o recente desenvolvimento do sector turístico na região.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Vila Real Santo António, pertence ainda ao concelho e cidade de Faro, ficando a apenas 80km do aeroporto. Têm 14000 habitantes. Vila Real de Santo António, situada na fronteira com a Espanha, foi desde a sua origem – provavelmente nos tempos dos Fenícios - um pequeno porto de pesca. Depois do grande terramoto de 1755, a cidade foi totalmente projectada e construída pelo Marquês de Pombal, um influente ministro de D. José I, Rei de Portugal (1750-1777), que também ordenou a construção do novo centro de Lisboa. A popular localidade turística de Monte Gordo, situada na costa e a 5 km a Oeste do centro de Vila Real, oferece ao veranista extensas praias de areias alvas orladas por pinheirais. A confortável travessia do rio Guadiana em ferryboat até à pitoresca cidade de Ayamonte, na margem espanhola, é um agradável programa alternativo.
Praias com bandeira azul 2008: Manta Rota; Monte Gordo; Lota; Santo António

FARO
Faro é a capital do Algarve, localiza-se na zona central do litoral algarvio, junto à costa atlântica, inserido na paisagem ímpar da Reserva Natural da Ria Formosa, uma das mais importantes da Europa. A Ria Formosa estende-se desde a Quinta do Lago até Cacela Velha, num emaranhado de esteiros e ilhas separadas do mar por uma linha descontínua e frágil de dunas. A visita da Ria (guiada) vale por vários compêndios de botânica, zoologia e ecologia tal a riqueza da fauna e a beleza escondidas por entre o emaranhado de esteiros e canais, e se, no final da vista, o visitante aproveitar para um mergulho nas Praia da Barrinha ou da Deserta, onde só se chega por barco, poderá certamente afirmar que já conhece o paraíso.As principais actividades económicas desta cidade, são a actividade piscatória, o turismo e a indústria. Foram os caminhos-de-ferro que trouxeram a esta cidade um crescimento urbano notório.O Aeroporto Internacional, a Universidade do Algarve e a localização dos principais serviços públicos e sedes distritais de bancos e empresas conferem a Faro o estatuto de cidade mais importante do Algarve. A universidade oferece aos estudantes vários cursos, e talvez também pelo clima, os estudantes do norte preferem vir estudar nesta cidade algarvia tórrida e cheia de alegria, vitalidade e juventude.As freguesias de Estói e Santa Bárbara, mercê das deslumbrantes paisagens que oferecem, valorizadas pela exposição a sul, ganharam a justificada fama de "golden places" que a importante comunidade de residentes estrangeiros ali fixados lhes vêm atribuindo. A proximidade dos melhores campos de golfe da Europa, da Marina de Vilamoura e do Aeroporto, a menos de 15 minutos a partir de qualquer ponto do concelho, a variada oferta comercial e de lazer, a abundante oferta gastronómica tradicional da região no triângulo Olhão/S. Brás de Alportel/Loulé de que Faro é o centro proporcionam excelentes oportunidades para o investimento em imobiliário turístico, quer na vertente residencial quer na vertente de puro investimento.
.
OLHÃO
Olhão tem origem na palavra árabe, «AL-HAIN», que significa "fonte"ou "nascente".Sucessivas modificações fonéticas e fonológicas, originaram o actual termo OLHÃO.Considerado a capital da Ria Formosa, Olhão apresenta boas condições para o desenvolvimento do turismo, em especial nas vertentes ligadas ao mar e às actividades náuticas, são estas as principais actividades económicas desta região algarvia.Na última metade do séc. XIX, a actividade comercial dos marítimos olhanenses, leva-os até ao Mediterrâneo Oriental, incluindo o Mar Negro. Daí trazem os padrões da arquitectura típica que aplicam na construção das suas habitações e que valeu a Olhão a alcunha de "vila cubista".A pouca distância de Faro (10 minutos), de Tavira (15 minutos) e dos campos de golfe de Vilamoura (25 minutos) e de Tavira (25 minutos), são factores que garantem uma boa visita e estadia a esta terra.

http://asmaravilhasdoalgarve.blogspot.com/

2 comentários:

manuel disse...

acho que tem coisas a mais, mas apesar de tudo ate esta bom

Gertrudes Guerreiro disse...

Muito bom mesmo!